21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

Workshop esclarece questões legais e sanitárias aplicadas aos leilões de bovinos em Goiás

PECUÁRIA

Evento oferecido pela Agrodefesa, durante a 77ª Exposição Agropecuária de Goiás, busca orientar leiloeiros e donos de leilões sobre as normas aplicáveis à realização de eventos seguros e dentro das normas legais

Nesta quinta-feira (23/05), a partir das 9h30, gestores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vão oferecer um workshop voltado ao esclarecimento de questões legais e sanitárias aplicadas aos leilões de bovinos em Goiás. O evento, que será realizado no auditório Iron Gomes, da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque de Exposições Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), integra o calendário de atividades que estão sendo desenvolvidas pela Agência durante a 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

“A Agrodefesa, sob orientação do governador Ronaldo Caiado, assumiu o caráter educativo, além de fiscalizatório, no que tange à aplicação das normas legais e sanitárias. Entendemos que é preciso investir mais energia no esclarecimento do produtor rural, dos pecuaristas e de toda cadeia produtiva agropecuária para que tenhamos êxito no cumprimento das normas estabelecidas”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, que fará a abertura do evento.

Crédito: Leandra Alves Pereira

Conforme explica o gerente de Fiscalização Agropecuária da Agrodefesa, Janilson Júnior, a ideia do workshop surgiu a partir do momento em que a Agência identificou algumas ocorrências comuns aos eventos, que levaram a ações de suspensão, ou até de interdição de alguns estabelecimentos.

“Nosso objetivo é fornecer um feedback construtivo e transparente aos empresários sobre as ações que realizamos em seus estabelecimentos. Queremos garantir que eles estejam plenamente cientes dos critérios e diretrizes estabelecidos por normativas legais que devem ser seguidas. Isso se tornou especialmente importante devido ao recente aumento no número de estabelecimentos que estão sendo suspensos por irregularidades. Nosso compromisso é com a conformidade, a segurança e a qualidade, e acreditamos que essa comunicação aberta é um passo crucial para alcançar esses objetivos”, esclarece o gerente.

Entre os assuntos que serão discutidos no Workshop estão a importância de seguir as exigências sanitárias para a realização dos leilões, documentos necessários para entrada e saída de animais, comprovação de vacinação e atribuições dos médicos veterinários, que são os profissionais responsáveis técnicos obrigatórios durante a realização dos leilões.

O gerente de Fiscalização Agropecuária também abordará as inovações implementadas pela Agrodefesa, a partir desse ano, nesta primeira etapa de cadastro de rebanho no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) – que vai até dia 30 de junho -, e o trabalho de vigilância ativa coordenado pela Agrodefesa contra a febre aftosa no Estado. Além disso, pretende apresentar as principais irregularidades que são cometidas durante o desembarque de animais e orientar sobre as sanções que podem ser aplicadas ao produtor rural que não cumprirem as normas de sanidade (vacinação contra brucelose) e documentais para o transporte de animais.

O Workshop de Leilões conta com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), da União Goiana de Leilões (Unigol) e do deputado estadual Amauri Ribeiro.

Serviço:

Workshop de Leilões
Data: 23 de maio (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório Iron Gomes – Sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA)

Fonte: Agrodefesa – GO
Foto: Pixabay