Workshop discute inovação social e contribuições dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
EVENTO
Na ocasião, será lançado o livro “50 anos do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária da Amazônia Ocidental”
No período de 28, 29 e 30 de junho de 2022, a Embrapa Amazônia Ocidental promove o “Workshop Inovação Social: Contribuições dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia”. O evento será realizado no auditório da Inspetoria Laura Vicuña, bairro Aleixo, em Manaus (AM). Durante os três dias de workshop, haverá exposição de experiências, rodas de conversas e a sistematização das inovações apresentadas por agricultores, pesquisadores e agentes sociais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
O evento tem por objetivo apresentar iniciativas de inovações disponibilizadas por instituições públicas e privadas, construídas por ações das próprias comunidades e agricultores que possuem potencial para contribuir para o alcance dos ODS, que são uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, que estão diretamente relacionadas aos desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes presentes no mundo contemporâneo.
Programação
No primeiro dia será focalizada a experiência dos agricultores familiares, dando ênfase nas redes e parcerias. O segundo dia terá como foco a participação feminina e a inovação social em comunidades indígenas e tradicionais e o terceiro dia será dedicado às discussões e propostas das contribuições das instituições públicas para o alcance da inovação social na Amazônia.
Lançamento de livro
Durante o evento, na quarta-feira (29/6), às 19h, será lançado o livro “50 anos do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária da Amazônia Ocidental (IPEAAOc)”, uma publicação comemorativa ao cinquentenário da criação do Instituto, instituição precursora da Embrapa no Amazonas, e relata os primórdios da pesquisa agropecuária no Amazonas.
O Instituto existiu de 1969 a 1973 com poucos recursos e equipe reduzida de pesquisadores e agentes administrativos, mas mesmo com as dificuldades enfrentadas, os pioneiros da pesquisa agropecuária promoveram várias ações de pesquisa. Os estudos focaram nos principais produtos amazônicos com alta demanda pela população e com grande potencial para gerar renda e emprego no meio rural: seringueira, guaranazeiro, juta e culturas alimentares, principalmente arroz, feijão e mandioca.
Apoio na realização do evento
Para a realização do Workshop, a Embrapa conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rede de Recursos Humanos e Inteligência para Sustentabilidade na Amazônia (Rhisa) e da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime).
Fonte: Assessoria de imprensa – Embrapa Amazônia Ocidental
Foto: Flickr