Queima do Alho, tradição gastronômica da Festa do Peão de Barretos, será realizada durante o evento
CULTURA SERTANEJA
Prato típico dos tropeiros será comercializado entre os dias 16 e 18 e 23 e 25 de agosto
Durante a 69ª Festa do Peão de Barretos, de 15 a 25 de agosto, os turistas têm a oportunidade única de vivenciar a autêntica Queima do Alho, um dos pilares da cultura sertaneja. Realizada no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão, ela acontecerá nos dois fins de semana do evento (de 16 a 18 e de 23 a 25 de agosto).
Nos seis dias, a tradição gastronômica oferece um almoço típico das 12 às 15h, onde os sabores históricos dos peões de boiadeiro ganham vida. Os ingressos são limitados e estão disponíveis por R$ 70, permitindo um almoço à vontade com pratos como arroz carreteiro, feijão gordo tropeiro, paçoca de carne seca batida em pilão e carne serenada frita na chapa. As bebidas são vendidas separadamente. É importante frisar que o valor do ingresso não inclui o acesso ao Parque do Peão e só é adquirido no dia, na bilheteria em frente ao espaço onde acontece a Queima.
Reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, a Queima do Alho é mais do que uma refeição, sendo considerada uma celebração da história e da tradição que marcaram a vida dos peões nas estradas do interior.
Concurso da Queima do Alho
Um ponto alto da Queima do Alho é o concurso agendado para o dia 18 de agosto, domingo. Neste dia especial, o Rancho Ponto de Pouso será palco de uma disputa entre 20 comitivas, cada uma apresentando seu melhor prato típico dos peões de boiadeiro. Além do concurso gastronômico, o público também pode apreciar o Concurso de Berrante e desfrutar de apresentações de moda de viola e catira.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Vanderlei Ribeiro