7 de setembro de 2024
NOTÍCIAS

Primeira edição da Fruit Attraction São Paulo destaca o potencial da agricultura brasileira

EVENTO

Até o momento, estão confirmados no evento estados das regiões nordeste, norte e sudeste

Representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, São Paulo e Espírito Santo estão com presença garantida na primeira edição brasileira da Fruit Attraction. O evento, organizado pela IFEMA MADRID em parceria com a Fiera Milano Brasil, acontece entre os dias 16 e 18 de abril, no São Paulo Expo. A iniciativa tem o apoio do Sebrae que visa promover a diversidade de frutas e verduras nacionais dentro de uma das principais feiras mundiais do setor.

Segundo o Boletim Hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2023, o volume total enviado ao exterior foi de pouco mais de 1,11 milhão de toneladas, superior em 5,9% em relação ao ano anterior, e o faturamento foi de 1,338 bilhões de dólares, superior 23,5% em relação a 2022 e de 9,9% em relação a 2021.

Os estados exportadores que se destacaram no levantamento do Conab foram o Rio Grande do Norte (25%), Pernambuco (19%), Bahia (18%), São Paulo (13%) e Ceará (11%), e as principais frutas exportadas foram mangas, limões e limas, melões, uvas e melancias.

“O Estado do Rio Grande do Norte fez questão de estar presente numa das maiores feiras de fruta do mundo, sendo o Brasil o país escolhido para sediar, pela primeira vez, o evento na América Latina. Estamos levando uma comissão de mais de 25 produtores e exportadores dos mais diversos tipos de frutas e dos mais diversos tamanhos, desde grandes empresas até pequenos produtores. Fazemos questão de estar juntos, mostrando tudo que o Rio Grande do Norte faz bem. Afinal de contas, somos os maiores exportadores de frutas, fato que nos orgulha muito desde 2019”, ressalta Guilherme Saldanha, titular da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte.

Ainda na região Nordeste, o Maranhão também está confirmado no evento. No início de março, o governo local lançou o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão, para impulsionar o setor frutícola do estado.

Segundo o documento, 39% da população vive e trabalha no meio rural. Entre os cultivos que se destacam, há a produção de banana e de abacaxi. O estado ainda produz frutas como melancia, manga, açaí, mamão, coco, caju (castanha) e cupuaçu.

“A participação do Maranhão na Fruit Attraction é um momento importantíssimo para valorizar o trabalho de diversos agricultores e agricultoras e dialogar com produtores e empresários de todo o mundo, com o objetivo de apresentar nosso potencial e atrair investimentos para fortalecer e impulsionar esse setor”, afirma Flávio Viana, Secretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão.

“O Brasil é a escolha certa para o crescimento da Fruit Attraction. Estamos entre as maiores economias do mundo, e nossa vocação agrícola para produzir e exportar é enorme. Acreditamos que esta primeira edição abrirá portas para realizações ainda mais grandiosas!”, exalta Maurício Macedo, CEO Fiera Milano Brasil.

Serviço:

Fruit Attraction São Paulo
Data: 16 a 18 de abril de 2024
Horário: das 10h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Transporte gratuito com início 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira. 
Mais informações neste link.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fruit Attraction
Foto capa: Flickr