Pesquisas da Apta Regional contribuem para melhorar gestão dos recursos hídricos
SUSTENTABILIDADE
Estudos favorecem políticas públicas e viabiliza o uso de tecnologias pelos produtores rurais
Qual a contribuição da pesquisa no uso dos recursos hídricos no agro? Ah… com certeza são várias!!! Vamos lembrar, no Dia Mundial da Água (22), alguns dos trabalhos realizados pelos pesquisadores da Apta Regional. Muito do que é produzido no campo e que chega à nossa mesa recebe uma atenção especial das pesquisas realizadas pela Apta Regional no que se refere à água. A instituição de pesquisa ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve seus projetos, visando a tecnificação do produtor e a saudabilidade dos alimentos a todos os consumidores.
Na Apta Regional de Adamantina, nas áreas de aquicultura e pesca, a disponibilidade e a qualidade da água são fundamentais para a produção dos peixes. Com isso, além das atividades voltadas à produção, as suas ações e trabalhos também estão direcionados para a proteção e valorização dos recursos hídricos da região.
Nesse sentido, os pesquisadores têm desenvolvido projetos sobre a qualidade da água em afluentes e no curso do rio Aguapeí, além de trabalhos sobre a qualidade de água em poços e córregos no município de Adamantina. “Temos ainda colaborado com pesquisas voltadas à gestão das águas, contribuindo com o Comitê das Bacias dos Rios Aguapeí e Peixe”, destaca o pesquisador Denilson Bukert.
A produção de organismos aquáticos exige um amplo e contínuo aprendizado sobre o uso racional da água, com preocupação do seu efeito no ambiente de cultivo e no ambiente natural. Por isso, no dia a dia das atividades da Apta Regional de Pariquera-Açu são atendidos e treinados piscicultores e estudantes nos conceitos básicos sobre criação de peixes, relacionados com a qualidade da água. Um dos projetos, realizados na unidade, foi sobre densidades de estocagem do lambari em sistema semi-intensivo em viveiros de terra, com o objetivo de avaliar a capacidade de suporte do sistema sem renovação de água, com reposição apenas da água perdida por evaporação ou infiltração.
Da mesma forma, a Apta Regional de Pindorama realiza o monitoramento quali-quantitativo das águas do Polo, situado na Microbacia Hidrográfica do Córrego da Olaria, que pertence à sub-bacia hidrográfica do Rio São Domingos e à Bacia dos rios Turvo e Grande. O monitoramento de qualidade de água é analisado em pontos de nascentes e foz da microbacia, em diversos parâmetros físico-químicos.
A redução do uso da água e seu melhor aproveitamento em aquicultura é uma tendência atual. Além da sustentabilidade e da rentabilidade da produção de organismos aquícolas, as pesquisas visam à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Dessa maneira, o desenvolvimento de pesquisas e projetos relacionados aos recursos hídricos, favorece o direcionamento de políticas públicas e transfere ao produtor rural tecnologias para melhor uso da água.
Fonte: APTA
Foto: Pixabay