7 de setembro de 2024
NOTÍCIAS

Municípios de Goiás adotam ferramenta desenvolvida pela UFG e financiada pelo MDA

INOVAÇÃO

Iniciativa visa aumentar a transparência e eficiência na comercialização de alimentos escolares

Após o lançamento do aplicativo Assistente PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no início do mês, as primeiras prefeituras a utilizar a plataforma se preparam para lançar chamadas públicas ainda no segundo semestre do ano. A princípio, as pioneiras na utilização serão as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Cavalcante, Senador Canedo, Anápolis e Ituporanga, todas no estado de Goiás.

Ihasminy Teixeira, agricultora familiar, está satisfeita com a criação do aplicativo e já familiarizada com a ferramenta. Para ela, a plataforma facilitará a participação nos editais e eliminará a presença de falsos produtores nas disputas: “O aplicativo vai reduzir significativamente o uso de papel, economizando tempo e dinheiro. Além disso, facilitará a identificação das chamadas públicas, aumentando a transparência e centralizando as informações. Acredito, também, que irá eliminar falsos produtores, uma vez que haverá mais controle.” Ihasminy, apesar de animada, alerta que “é crucial que as instituições sejam obrigadas a utilizá-la, pois não adianta apenas os produtores se cadastrarem, estados e municípios também devem estar na plataforma”, afirmou. 

A ferramenta foi desenvolvida por professores da UFG, com financiamento do MDA, em parceria com instituições nacionais e internacionais para facilitar a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e promover a agricultura familiar.

O Professor da UFG, Maico Severino, coordenador do projeto, considera que o aplicativo possa se tornar uma importante ferramenta de gestão. “Com o lançamento do Assistente PNAE, diversas instituições procuraram a equipe para conhecer melhor as funcionalidades, como prefeituras municipais, secretarias de educação de estados, outros ministérios e instituições que recebem alimentos da agricultura familiar por outros programas. Uns para implementar o aplicativo para gerenciamento do PNAE, outros, para desenvolvimento de módulos para fornecimento em outros programas”, comemorou o professor.

Com uma interface intuitiva e acessível, informações essenciais sobre agricultura familiar e a demanda de alimentos auxiliam tanto agricultores quanto escolas públicas na venda e aquisição de alimentos saudáveis.

Durante o lançamento do aplicativo, o Ministro Paulo Teixeira, da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, ressaltou a importância do aplicativo se tornar a porta de entrada para a comercialização dos produtos do agricultor familiar. “É fundamental inserir o agricultor familiar na comercialização e ensinar-lhe práticas essenciais”.

A versão atual do Assistente PNAE tem funcionalidades exclusivas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, desde a fase do lançamento da chamada pública dos editais pela gestão escolar, passando pelo envio de projetos de vendas pelos agricultores (com análise de viabilidade econômica), ranqueamento e seleção dos fornecedores por produto pela gestão escolar (respeitando as regras da política pública de prioridade e limite de fornecimento por CAF/DAP), confirmação do fornecimento por parte do agricultor (com análise de viabilidade econômica), até a assinatura dos contratos de compra e venda.

O Assistente PNAE está disponível para ser utilizado em todo o país. Basta que o interessado digite o endereço www.assistentepnae.app.br no navegador do celular ou computador. O Assistente PNAE não é um aplicativo para baixar nas lojas de app.

Fonte: MDA
Foto: Flickr