21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

Mercado de bioinsumos é tema de debate em evento da Embrapa, em Sete Lagoas (MG)

SUSTENTABILIDADE

Programação será realizada na próxima quarta-feira (17) 

“Bioeconomia: negócios emergentes e o mercado de bioinsumos”, esse é o tema do seminário a ser realizado no dia 17 de maio, das 08h às 13h, na sede da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT). Na ocasião, os participantes poderão debater a importância da bioeconomia para a agricultura e para a segurança alimentar.

“A bioeconomia é uma economia sustentável, que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos (seres vivos) e que se destina a oferecer soluções para os grandes desafios sociais, dentre eles, a crise econômica, a segurança alimentar e a saúde da população”, explica o agrônomo Sinval Lopes, da Embrapa, coordenador do seminário. Sinval destaca a relevância do tema no cenário atual: “A bioeconomia movimenta hoje, em nível mundial, mais de 2 trilhões de dólares, gerando 22 milhões de empregos”.

Durante o seminário na Semana de Integração Tecnológica, o controle biológico de pragas será um dos focos. Haverá apresentações sobre estratégias de controle biológico com utilização de microrganismos selecionados, como também com uso de macrorganismos benéficos. Outro destaque da programação são os insumos biológicos que visam a maior eficiência no uso de nutrientes, com exemplos de sucesso de inoculantes.

Haverá também apresentação sobre a polinização assistida como ferramenta para alavancar a agricultura. A programação contempla ainda palestra sobre propriedade intelectual e arcabouço legal relevante para a proteção de microrganismos e bioinsumos.

Os participantes do seminário também terão oportunidade de conhecer o LabAgroMinas, um programa de fomento a práticas de agricultura sustentável, que tem o objetivo de incentivar a adoção de novas tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, promovam a regeneração do solo e garantam alto desempenho de culturas.

O agrônomo Sinval Lopes destaca a relevância de novos modelos de negócio baseados no uso sustentável dos recursos naturais. “As soluções inovadoras da bioeconomia contribuem de forma positiva para transformar práticas agrícolas não sustentáveis em sistemas de produção de base biológica, aliando inovação e sustentabilidade para minimizar impactos no sistema produtivo.”

Para participar do seminário sobre Bioeconomia, basta fazer inscrição pelo site da Semana de Integração Tecnológica.

Programação: https://www.sitintegracao.com.br/programacao
Inscrições: https://www.sitintegracao.com.br/inscricao
Informações: sit@embrapa.br

Realização e apoio

A Semana de Integração Tecnológica (SIT) é um evento âncora realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, que completa 15 anos de diálogo e interações com o setor produtivo, contando com parceiros como o Sistema Faemg (Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além de cooperativas, fundações de apoio e empresas privadas.

Serviço
Evento: 15ª Semana de Integração Tecnológica
Seminário: Bioeconomia: negócios emergentes e o mercado de bioinsumos
Data/hora: 17/5/2023, das 8h às 13h.
Local: Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas (MG)

Fonte: Embrapa
Foto: Gabriel Rezende Faria/ Embrapa