16 de setembro de 2024
NOTÍCIAS

Importação de leite cresce em comparação com 2022, mas ainda é menor do que a registrada em 2016 

LÁCTEOS

Setor registrou aumento de mais de 180% em relação ao mesmo período do ano anterior  

Nas últimas semanas, as importações de leite e derivados têm motivado um debate sobre seus impactos para o mercado nacional. Isso porque, no primeiro semestre de 2023 as importações de produtos lácteos, vindos majoritariamente da Argentina e do Uruguai, aumentaram mais de 180% na comparação com o mesmo período de 2022. Em Santa Catarina, dada a importância socioeconômica da produção leiteira, o tema mobilizou representantes de diferentes setores da cadeia produtiva. No entanto, a julgar pelos dados levantados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), esse movimento das importações não é tão extraordinário como pode parecer em um primeiro momento.

Santa Catarina, contudo, foi na contramão desse decréscimo. No período mencionado a produção estadual cresceu. Segundo Tabajara, quando se avalia um período de 10 anos, a produção leiteira catarinense aumentou 41%, enquanto a brasileira teve um acréscimo de 1,5%. A importância da cadeia produtiva também pode ser observada pelo número de famílias envolvidas na produção comercial de leite. Segundo dados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) disponíveis no Observatório, mais de 23 mil produtores destinaram leite para as indústrias inspecionadas em 2022. A produção está mais concentrada na mesorregião Oeste, que concentra 80% dos produtores.

Em 2022, o Valor da Produção do leite produzido em Santa Catarina (R$7,9 bilhões) representou quase 13% do total do Valor da Produção da Agropecuária (VPA) do Estado (R$61,4 bilhões). Com isso, o leite ficou na terceira posição entre os produtos que mais contribuíram com o VPA estadual, superado apenas pelos valores da produção de suínos e de frango. Com isso, Santa Catarina é o quarto produtor nacional de leite, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte: Epagri
Foto: Unsplash