Fórum Mundial de Alimentação acontece nesta semana, na sede da ONU, em Roma
EVENTO
Secretária-executiva, Fernanda Machiaveli, e coordenadora-geral de Juventude, Duda Vasconcellos, representam delegação do MDA no evento
O aprimoramento e as novidades das políticas públicas para a agricultura familiar brasileira são destaques na 4ª edição do Fórum Mundial da Alimentação (FMA), que ocorre a partir de hoje (14), até a próxima sexta-feira (18), na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Com o tema “Boa comida para todos para hoje e amanhã”, o evento priorizará temas como Juventude Rural, Ciência e Inovação, Promoção da Bioeconomia na Amazônia, e Agricultura Familiar, com um fórum específico para avaliar os avanços e os desafios para a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar, instituída pela Assembleia-Geral da ONU, em 2017, como forma de promover melhores políticas para o setor, considerado fundamental para a erradicação da fome e da pobreza rural.
As representantes do MDA se juntam a líderes, especialistas e representantes de diversos setores do mundo todo para também reforçar a importância da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa proposta pelo Brasil ao assumir a presidência do G20 em dezembro de 2023, e ao abordar ações prioritárias como a promoção da agricultura familiar, da bioeconomia amazônica e a contribuição da ciência e tecnologia para a sustentabilidade da agricultura tropical e para segurança alimentar e nutricional.
A secretária-executiva do MDA participará especialmente das atividades do Fórum Global da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Entre os destaques da mensagem, está a importância da recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para reconstruir as políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar, garantindo acesso à terra e promovendo o bem-estar no meio rural.
Nesta edição do Fórum Mundial da Alimentação, haverá também uma atenção especial à promoção da bieconomia da Amazônia. O presidente do Incra, César Aldrighi, participará desta agenda.
Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028) sublinhando o papel essencial da agricultura familiar na erradicação da fome, redução da pobreza e criação de sistemas alimentares sustentáveis.
Cerca de 450 representantes de governos, organizações civis, setor privado e instituições acadêmicas de 113 países concordaram em tomar medidas para promover e fortalecer a agricultura familiar.
Fonte: MDA
Foto capa: Freepik