21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

Embrapa e parceiros expõem a temática sobre abelhas na Expoflora, em Holambra (SP)

APICULTURA

Evento irá abordar a importância das abelhas para a conservação ambiental e a produção de alimentos 

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e a Kombee (projeto para promover a educação ambiental), estará presente na 39ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento ocorre a partir desta sexta-feira (02) até o dia25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta), no mesmo horário.

Pela segunda vez, o estande A.B.E.L.H.A., Embrapa Meio Ambiente e Kombee vai levar para o evento o universo das abelhas. Este ano, com um uma exposição temática sobre as abelhas e sua importância para a conservação ambiental e a produção de alimentos.

A ideia é que os visitantes do espaço, de todas as idades, possam fazer um mergulho no conhecimento científico sobre as abelhas e sua relação com a sociedade. “Queremos proporcionar uma experiência que encante e conscientize crianças e adultos sobre a importância da conservação das abelhas”, afirma Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.

Para Cristiano Menezes, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, a iniciativa conjunta é mais um importante passo para ampliar o conhecimento sobre as abelhas, em especial as nativas. “Somos o País com a maior diversidade de espécies de abelhas sem ferrão e referência mundial nas tecnologias de criação e manejo desses insetos. O público vai ter na Expoflora a oportunidade de conhecer de perto a grande contribuição dessas abelhas para a nossa vida e para toda a biodiversidade”.

Exposição

A mostra, dividida em quatro estações, vai tratar das espécies de abelhas no Brasil e no mundo, da polinização, da relação dos polinizadores com a agricultura e da criação racional de abelhas para a produção de mel e outros produtos. Tudo isso com a curadoria da A.B.E.L.H.A. e da Embrapa Meio Ambiente, e com a presença no estande de monitores da equipe da Kombee, especializada em educação ambiental.

Na primeira estação, além de caixas de abelhas sem ferrão para o público ver de perto a organização e o trabalho das abelhas em uma colônia, e uma coleção entomológica, com amostras de diferentes espécies de abelhas. Já na segunda estação o assunto é a polinização e o serviço que as abelhas e outros polinizadores prestam na produção de plantas ornamentais e cultivos agrícolas. O visitante vai poder notar a diferença entre os frutos originados de flores bem e mal polinizadas

A etapa mais saborosa do circuito é a de degustação de diversos tipos de mel. O público vai conhecer a diferença entre apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e saborear alguns dos principais méis produzidos por abelhas no Brasil. Além da diversidade de méis de abelhas nativas, o espaço vai contar com méis de Apis mellifera (abelha-africanizada).

Plante seu jardim

Ao final da exposição, o visitante vai aprender como colaborar para a conservação dos polinizadores. Ele irá percorrer “um corredor verde”, com sugestões de plantas para montar uma horta caseira e flores ornamentais para colorir o jardim e fornecer alimento para as abelhas. As plantas indicadas estarão disponíveis para compra no Shopping das Flores, da Expoflora. Também estarão expostos no estande da A.B.E.L.H.A. modelos de caixas para a criação de abelhas sem ferrão e “hotéis” para abrigar abelhas solitárias.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente/ Com informações da A.B.E.L.H.A.
Foto: Unsplash