CNA promove, em Brasília, degustação de vinhos e espumantes do Prêmio Brasil Artesanal
PREMIAÇÃO
Iniciativa faz parte da etapa do júri popular do concurso, que acontece no próximo sábado (18), a partir de 10 horas, no Casapark
O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Vinhos e Espumantes terá, no próximo sábado (18), a etapa do júri popular, a partir de 10 horas, no shopping Casapark, em Brasília (DF). O evento será voltado para o público em geral, que vai avaliar 20 rótulos em quatro categorias (cinco em cada): vinho branco; vinho tinto; espumante moscatel; e espumante método charmat ou tradicional.
Os interessados farão a degustação sem ter acesso às informações dos produtos e poderão experimentar, apenas uma vez, cada um dos rótulos e devem preencher notas de 1 a 9 em um tablete, na “escala hedônica”, metodologia científica que tem a função de analisar a aceitação dos consumidores.
As amostras finalistas do concurso são do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.
O prêmio que irá escolher os melhores vinhos e espumantes do Brasil é realizado pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).
Foram avaliadas 140 marcas de vinhos e espumantes de pequenos produtores rurais. O júri técnico, composto por 15 especialistas, selecionou 20 rótulos, que serão avaliados pelo público geral.
Além disso, há a etapa de análise das histórias dos vinhos e espumantes, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades.
Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Pixabay