21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

CNA leva produtos do Projeto Agro.BR para celebração na embaixada do Reino Unido

COMEMORAÇÃO

Nove produtos diversos farão parte do cardápio no evento

Umbu, tapioca, chocolates e cafés são alguns dos produtos do Projeto Agro.Br que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresenta no evento comemorativo de coroação do rei Charles, na Embaixada do Reino Unido, nesta terça-feira (2), em Brasília (DF).

Ao todo, são nove produtos que fazem parte do projeto Agro.BR, iniciativa da CNA desenvolvida em parceria com Apex-Brasil com o objetivo de aumentar a participação de pequenos e médios produtores no comércio internacional e diversificar a pauta exportadora de produtos do agro brasileiro.

Os alimentos serão apresentados e farão parte do cardápio que será preparado pelo chef de cozinha paraense Saulo Jennings. Os convidados terão a oportunidade de provar, por exemplo, os dadinhos de tapioca, de uma empresa paulistana, com a geleia de umbu, feita por produtores rurais da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), na Bahia.

Outro prato previsto será a moqueca de pirarucu da Amazônia, com macaxeira, dendê, banana da terra e farofa temperada. O queijo meia cura da Fazenda Generosa, em Minas Gerais, será servido com o mel de aroreira da Cooperativa dos Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi).

Algumas sobremesas também serão preparadas com alimentos de produtores rurais atendidos pelo projeto Agro.Br, como o creme de cupuaçu com geleia de umbu, da Coopercuc, os nibs de cacau e a farofa de castanhas do Pará da empresa amazônica Floresta em Pé.

Ainda durante a cerimônia, será servido o café especial, além da realização da harmonização de uma sobremesa inglesa com o chocolate baiano. Ao final do evento, a CNA entregará cestas com esses produtos, contendo informações sobre os produtores rurais para os convidados da celebração. 

Todos os produtos expostos na embaixada são de produtores rurais que compõem a diversidade da pauta exportadora brasileira. O mel da Coopemapi, que reúne 350 cooperados de 25 munícipios, exporta para a Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Portugal e Itália.

Uma empresa baiana exporta para os Estados Unidos e, desde março, ampliou seu mercado para o Reino Unido e Portugal. As castanhas do Pará da empresa amazônica já chegaram ao Canadá. O queijo da Fazenda Generosa é um dos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal, e se destaca no mercado.

A CNA também trabalha para a abertura de mercado na União Europeia para que a geleia de umbu seja registrada como alimento tradicional. A possibilidade do registro do umbu como Novel Food, atualmente em curso, trará novas oportunidades para produtores e produtoras do semiárido nordestino, além de abrir portas para outros produtos da biodiversidade brasileira na União Europeia e em outros mercados Internacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Marcos Luiz Leal Maia/ Embrapa