Cadeia produtiva do cacau se desenvolve de forma sustentável na Bahia e no Pará
CACAUICULTURA
Programa de apoio ao produtor rural atendeu 96 fazendas de cacau, localizadas em 26 municípios das regiões Sul e Oeste da Bahia e do Pará em 2023. No total, foram mais de 160 mil hectares verificados
O Brasil produziu mais de 290 mil toneladas de cacau no ano passado. Os estados da Bahia e do Pará foram responsáveis por cerca de 95% desse volume. Não à toa, a atividade cacaueira na região é vetor de desenvolvimento socioeconômico e contribui para a preservação do clima e do meio ambiente. No Sul da Bahia, boa parte do cacau é plantado no sistema Cabruca, sob a sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, prática que existe há mais de 200 anos e é considerada como precursora dos atuais sistemas agroflorestais.
Uma iniciativa privada vem sendo primordial para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da cadeia do cacau nesses estados. Trata-se do Programa Cacau Produtivo, parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Cargill que tem como propósito auxiliar gratuitamente o produtor rural na gestão do seu empreendimento por meio de assistência técnica, capacitação de pessoas e disseminação de boas práticas para melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais.
O Programa que completou um ano de existência já atendeu 96 fazendas de 26 municípios do Sul e Oeste da Bahia e do Pará, que juntas somam 160 mil hectares de área, e verificou 3,3 mil toneladas de cacau. Neste período, foram realizadas cerca de 300 visitas técnicas (quase 3 mil horas) para avaliação de 240 indicadores com a aplicação de checklist socioambiental e de construções rurais, distribuição de 4.500 placas de sinalização e mais de 600 materiais diversos para apoio à gestão sustentável das propriedades. Além de 93 treinamentos que capacitaram mais de 500 pessoas.
Especificamente na parte de campo, o programa forneceu análises de potabilidade de água, fertilidade de solos, calendário agrícola personalizado por região e assistência técnica aos produtores rurais, abordando temas como: correção e adubação, manejo de pragas e doenças, poda, enxertia, renovação de áreas e outras boas práticas que visam o aumento de produtividade do cacau.
Para o atendimento às exigências das legislações vigentes, o Cacau Produtivo utiliza a metodologia e os materiais de gestão – manuais de regularização ambiental, construções rurais, gestão de resíduos, vídeos de segurança e caixas de primeiros socorros – do Agro Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil que é coordenado nacionalmente pela ABIOVE.
Fonte: AIBA
Foto: Pixabay