16 de setembro de 2024
NOTÍCIAS

Agrodefesa participa do 1º Encontro da Agricultura Familiar no município de Rio Verde (GO)

EVENTO

Presidente da Agência e servidores estiveram presentes na solenidade nesta segunda-feira (19). Atividade marcou ainda o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2024

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participou, nesta segunda-feira (19), do 1º Encontro da Agricultura Familiar, realizado na sede do Sindicato Rural de Rio Verde. O órgão levou informações sobre serviços relacionadas à defesa agropecuária para o evento, que integra o programa Goiás Social – desenvolvido pelo Governo de Goiás.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, fez a abertura do encontro, que teve ainda a presença do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, do titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo, do presidente da Emater, Rafael Gouveia, do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e demais convidados.

Solenidade de abertura do 1º Encontro da Agricultura Familiar, no Sindicato Rural de Rio Verde (GO). Foto: Lucas Diener.

Servidores da Gerência de Educação Sanitária e da Unidade Regional Rio Verdão participaram também para prestar atendimento e fornecer orientações sobre campanhas de vacinação, declaração de rebanho, serviços de inspeção, entre outros, aos produtores rurais e demais participantes.

O presidente José Ricardo Caixeta Ramos enfatizou que o encontro foi a oportunidade de aproximação com o pequeno produtor e fortalecer o conhecimento deles sobre a defesa agropecuária de Goiás. “O foco foi mostrar a importância da implementação dos serviços de inspeção, para assegurar a adoção de boas práticas na produção de alimentos de origem animal, resultando em um alimento seguro. Essa é uma forma de fomentar a agricultura familiar e economia local”, disse.

PAA Goiás

Durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar, o Governo de Goiás realizou também o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás) 2024. “Em Goiás, temos 152 mil propriedades rurais, das quais 63% são de pequenos produtores da agricultura familiar. Com o PAA, os produtos deles são comprados pelo Governo e doados às entidades carentes para que as pessoas que precisam sejam alimentadas”, lembrou Gracinha. A primeira-dama destacou ainda a escolha de Rio Verde para o lançamento. “É um município rico em tecnologia, inovação, que sedia a feira Tecnoshow e hoje estamos aqui no Encontro da Agricultura Familiar para olhar por esse outro lado, o lado do agricultor familiar”, frisou.

Com um investimento de R$ 15 milhões, o PAA Goiás pretende beneficiar cerca de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O edital foi publicado na última semana e os interessados poderão se inscrever até 6 de setembro.

O encontro reuniu cerca de 350 produtores rurais de oito municípios: Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Perolândia, Jataí, Santa Helena, Acreúna, Rio Verde e Portelândia. A programação incluiu também a entrega de sementes de milho para plantio, beneficiando 4 mil produtores de leite, e a distribuição de 39 cartões do Crédito Social, totalizando R$ 190 mil, para alunos de cursos de Avicultura, Horticultura e Fruticultura.

Fonte: Agrodefesa
Foto capa: Freepik