23 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

IAC participa de ação para treinamento de instrutores quanto ao modo correto de aplicação de defensivos

CAPACITAÇÃO

Instituto tem mais de 15 anos de expertise na área, com a realização do programa Aplique Bem


O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é um dos parceiros do Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da CropLife Brasil no desenvolvimento e realização de treinamento de instrutores na maneira correta de se aplicar defensivos agrícolas. A partir da parceria, iniciada em dezembro de 2021, o Instituto desenvolveu o módulo de segurança no uso de defensivos químicos e biológicos e já realizou dois treinamentos, atendendo 150 instrutores, aproximadamente.

A capacitação busca atender as mudanças na legislação sobre o uso de defensivos agrícolas previstas na Norma Regulamentadora n.º 31 e no Decreto 10.833/21. O objetivo é que os instrutores capacitados repassam esse conhecimento às propriedades rurais com o intuito de reforçar a importância de se trabalhar seguindo as normas de segurança e melhorar a eficiência do uso dos produtos, seguindo as boas práticas na tecnologia de aplicação de defensivos.

De acordo com o pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, os treinamentos realizados pelo IAC no âmbito desse projeto ocorreram no final de 2021 e março de 2022. Um terceiro já está programado para julho de 2022. “O IAC já trabalha com tecnologia e segurança na aplicação de defensivos há mais de 30 anos e fazer com que informação de qualidade resultante desta experiência chegue ao agricultor por meio dos instrutores do SENAR é uma forma rápida e eficiente de melhorar a qualidade e a segurança do tratamento fitossanitário”, afirma Ramos.

Ainda com o intuito de compartilhar tecnologia e conhecimento nessa área, o IAC lançou, durante a Agrishow 2022, um treinamento em EAD, também em parceria com a CropLife Brasil, que visa o treinamento de técnicos de seguranças da agroindústria e técnicos de revenda, por exemplo, que se tornarão multiplicadores das boas práticas para aplicação de defensivos agrícolas. “Fizemos um pré-cadastro na Agrishow e já temos uma grande procura. Os treinamentos devem iniciar em agosto de 2022”, afirma.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros trabalham no setor dos agronegócios e, aproximadamente, cinco milhões deles são analfabetos e 12 milhões atuam como trabalhadores temporários.

“Hoje, 85% dos trabalhadores rurais do País se concentram nas pequenas e médias propriedades. É preciso fazer a educação rural chegar com força a esses locais, com vistas a preservar a segurança alimentar e a aumentar a sustentabilidade na cadeia do agronegócio”, explica Ramos.

Fonte: Assessoria de imprensa – IAC
Foto: Pixabay