5 de outubro de 2024
NOTÍCIAS

Chuvas favorecem plantio e produção estimada de soja é de 22,4 milhões de toneladas

PARANÁ

Aproximadamente 10% dos hectares de soja previstos para a safra 2024/25 já foram semeados

A Projeção Subjetiva de Safra divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nessa quinta-feira (26) mostra que o clima dos últimos dias foi favorável para o plantio das culturas de verão, como a soja e o milho. Por outro lado, o documento refina os dados das perdas na safra de trigo 2023-2024, em decorrência da seca e das geadas. Cerca de 10% dos cinco milhões e 800 mil hectares de soja previstos para a safra 2024-2025 já foram semeados. Essa área é recorde no Estado. A produção esperada é de 22 milhões e 400 mil toneladas e, se confirmada, será 21% maior que a safra anterior. O agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, destaca que o avanço no plantio se deu em um espaço curto de tempo.

A primeira safra de milho 2024-2025 segue dentro da normalidade e o plantio deve ser finalizado nos próximos 15 dias. A previsão neste momento é de que sejam produzidas dois milhões e 600 mil toneladas, 3% a mais que na colheita passada, em uma área de 257 mil hectares. O relatório deste mês também atualiza a situação do trigo do Paraná, que registrou perda de 32% sobre a projeção de produção, que era de três milhões e 800 mil toneladas. Atualmente, é esperada uma produção de dois milhões e 600 mil toneladas. Segundo Carlos Hugo Godinho, as perdas financeiras relativas ao cereal superam um bilhão de reais, mas podem ser amenizadas pelos contratos de seguro.

Os técnicos do Deral avaliam que, na próxima semana, a colheita da soja pode avançar ainda mais, beneficiada pelo clima favorável. O plantio da primeira safra de milho chegou a 60% do esperado para esta safra e, assim como a soja, deve finalizar nos próximos 15 dias, se as condições climáticas forem favoráveis. O Deral também divulgou na quinta-feira (26) o Boletim de Conjuntura Agropecuária, que, além das culturas de grãos, apresenta análises dos preços do leite pago aos produtores; sobre o rebanho suíno e detalhes do Valor Bruto da Produção (VBP) das flores no Paraná. Esse boletim e a Previsão Subjetiva completa, com os dados sobre o feijão, os cereais de inverno e a mandioca, podem ser acessados neste link.

Fonte: Agência Estadual de Notícias – PR
Foto: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *