21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

Em evento com setor do trigo, ministro destaca que País caminha para autossuficiência da produção do cereal

CADEIA PRODUTIVA

Congresso Internacional da Indústria do Trigo reúne produtores nacionais e estrangeiros

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participa nesta terça-feira (27) da cerimônia de encerramento do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é uma realização da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento de toda a cadeia que envolve o cereal no Brasil e em outros países.

No evento, o ministro destaca a alta da produção de trigo no País, graças ao investimento em pesquisa e inovação, em especial a atuação da Embrapa. Ele cita, como exemplo, que a média nacional é a produção de 2,8 de toneladas por hectare. Porém, há produtores que já alcançaram 9 toneladas por hectare. “Achamos o caminho para produzir trigo, o que nos levará a autossuficiência e também a aumentar a exportação”, disse o ministro.

A estimativa é que o Brasil alcance esse cenário dentro de dez anos. Para chegar à autossuficiência, umas das frentes é a expansão do cultivo no Cerrado, com potencial de produção de trigo para 1 milhão de hectares em sistema irrigado e incorporação de mais 2,5 milhões de hectares no sistema de sequeiro. Isso representa cerca de 4 milhões de toneladas do grão a mais no País, conforme divulgação da Embrapa.

A Embrapa já desenvolveu quatro variedades resistentes ao clima brasileiro e ao regime de chuvas. “São três pilares que o Brasil conseguiu avançar na triticultura brasileira: primeiro, nós conquistamos o Cerrado, transformamos solos ásperos em terra fértil. Depois, desenvolvemos uma plataforma de produção sustentável, com plantio direto, com controle biológico e fixação biológica de nitrogênio. E o terceiro pilar, que a cadeia do cereal representa essa capacidade do produto brasileiro, é a tropicalização do trigo”, explicou o presidente da Embrapa, Celso Moretti. 

Para este ano, a previsão é chegar a 84 mil hectares de área cultivada no Centro-Oeste, com produção estimada de 200 mil toneladas.

Trigo

Na safra 2021/2022, a produção de trigo está estimada em 9,4 milhões de toneladas, com área plantada de 290,6 mil hectares (crescimento de 10,6%), de acordo com o 12º Levantamento de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Os brasileiros consomem anualmente quase 13 milhões de toneladas de trigo, em massas, pães, bolos e outros produtos. Cerca de 60% do cereal consumidos são importados.

Congresso

O Congresso Internacional do Trigo, realizado anualmente pela ABITRIGO, reúne executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão e aborda temas atuais e relevantes para o agronegócio, como análise de mercado, tendências de consumo, regulamentação, saudabilidade, entre outros.

Além da programação de palestras e workshops, a ABITRIGO promove uma feira de exposição com fornecedores que apresentam as últimas novidades para a indústria.

Fonte: Mapa
Foto: Pixabay