Embrapa promove curso de Boas Práticas para o Manejo da Cultura da Bananeira
FRUTICULTURA
Capacitação irá abranger escolha de cultivares, época de plantio, preparo do solo e de mudas, adubação, dentre outros cuidados
A Embrapa Amazônia Ocidental promove, dias 18 e 19 de agosto, o curso “Boas Práticas para o Manejo da Cultura da Bananeira”, no município de Coari (AM). A capacitação tem por finalidade orientar técnicos da extensão rural sobre o manejo adequado da cultura. O curso será realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Coari, no horário das 8h às 12h / 13h às 16h. Terá como instrutores os pesquisadores Mirza Carla Pereira e Luadir Gasparotto.
O treinamento faz parte da programação do projeto “Implantação de URT com plátano cv. Pacovan, associados à aplicação de fungicida na axilada 2 folha para o controle da sigatoka-negra, no município de Coari”, com recursos financeiros de emenda parlamentar. O conteúdo programático vai demonstrar como é feita a escolha de cultivares, a área e época de plantio, preparo do solo e das áreas, seleção e preparo de mudas, adubação, práticas culturais, colheita e pós-colheita. Também será sobre as principais doenças e doenças e poderá ser visitada técnica em bananal.
O município de Coari já foi considerado o maior produtor de banana Pacovan ou Banana da Terra do Estado do Amazonas. Os cultivos são realizados principalmente em terras de grandes escavações que ocorrem durante as últimas anos e datas de plantio das áreas altas, entretanto, nas décadas de décadas esse cenário mudou em virtude das últimas anos e as últimas fases de plantio das áreas de plantio das últimas.
Outros fatores que favorecem a elevação da área da planta, baixa produtividade e produtividade dos bananais de Coari e de muitos municípios do Amazonas é a falta de controle foliar da Sigatoka-negra, dos solos de várzea pelo Moko da bananeira e pelo baixo nível tecnológico no manejo dos plantios. Pode-se citar principalmente, o uso de plantas de baixa qualidade, a falta de adaptação da adubação, das plantas e a condução errada do desperfihos das plantas. Com esse cenário, o município de Coari, por meio de seus órgãos públicos, ligados ao setor, tem alternativas para alavancar o cultivo de banana com uso de tecnologias e técnicas primárias.
Fonte: Embrapa
Foto: Léa Cunha/ Embrapa