21 de novembro de 2024
NOTÍCIAS

Setor hortifrutícola pode registrar aumento do consumo de couve-manteiga, couve-flor e atemoia

HORTIFRÚTI

Período de safra dos produtos e preços satisfatórios contribuem para aumento do consumo

O mês de julho é um excelente momento para se consumir couve-manteiga, couve-flor e atemoia, produtos que estão na época, ou seja, podem ser facilmente encontrados nos supermercados a preços convidativos.

De acordo com Sizele Rodrigues dos Santos, nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a couve-manteiga e a couve-flor são produtos versáteis, que podem ser consumidos em diversas preparações, além de serem ricos em nutrientes como vitaminas e cálcio. Já a atemoia é uma fruta híbrida, com altas concentrações de vitamina E, potássio e compostos fenólicos.

Confira abaixo cada uma das características desses alimentos e aprenda a fazer uma deliciosa receita de couve-flor ao molho branco.

Couve-manteiga

A couve pode ser consumida refogada, em saladas ou até em sucos. Considerada um alimento muito saudável, possui vários nutrientes, entre eles cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela é uma ótima fonte de fibras, importante para o bom funcionamento intestinal.

Couve-flor

É apreciada por sua textura e versatilidade na cozinha. Em saladas, refogada ou assada, a couve-flor conquista o paladar. Possui nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e água, que atuam em toda a regulação do organismo e do sistema imunológico. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser um alimento funcional, contendo substâncias protetoras contra o câncer, principalmente o de mama.

Atemoia

É uma fruta híbrida produzida a partir do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia. Na fruta são encontradas quantidades significativas de vitamina E, potássio e compostos fenólicos. A atemoia possui alta capacidade antioxidante e propriedades antibacterianas.

Couve-flor ao molho branco

Ingredientes

1/2 cebola pequena (50g)

1 dente de alho médio (4g)

1 pé de couve-flor pequeno (400g)

2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor (200g)

1 colher (sopa) de óleo (15ml)

1 colher (chá) de sal (6g)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)

1 xícara (chá) de leite (240ml)

1 xícara (chá) de água (240ml)

Modo de preparo

Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave a couve-flor com as folhas. Desgalhe os buquês e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas. Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar. Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e sirva.

Rendimento: 12 porções

Peso da porção: 70g

Valor calórico da porção: 40 Kcal

Tempo de preparo: 1h20min

Fonte: Assessoria de comunicação SAA-SP
Foto: Flickr